Com a ajuda de especialistas, o
Espaço Educar dá algumas dicas de como educar seu filho diante do mundo da Internet. Confira!
Mostre o caminho certo
O tema internet deve, sim, fazer parte da educação da molecada. Por isso, quando perceber que seu filho já está maduro para navegar pela rede, chame-o para um papo sincero. Então, oriente-o a não conversar com estranhos nem passar dados residenciais e pessoais para eles. Explique os riscos de divulgar fotos, deixando claro: há quem utilize o computador para cometer crimes. Se ele quiser saber mais, mostre notícias de crianças que já foram vítimas de abusos online. Dica: a primeira navegação do filho deve ser feita ao lado dos pais. Assim, a orientação será certeira.
Seja uma mãe conectada
Se seu filho vive online, você também pode. Crie uma conta nas redes sociais (Facebook, Twitter...) e convide-o para ser seu amigo. Assim, conseguirá monitorar os contatos dele de perto.
Olho no Relógio
Passar horas no micro causa problemas na visão, queda no rendimeno escolar... Entre em acordo com seu filho, determine um tempo limite de navegação e estimule outras brincadeiras.
Estabeleça confiança
Colocou os três primeiros passos em prática e está insegura? Cheque o histórico de sites acessados. Porém, tenha cautela, pois isso pode abalar a confiança entre vocês. Se tiver problema, explique novamente seus motivos.
Local estratégico
Mantenha o computador em um local ao alcance dos seus olhos, como a sala. Assim, poderá controlar a situação sem atrapalhar a curtição da criançada.